No Homem Interior

Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior. (Ef 3.16)


Hoje, cansada e bastante irritada, reuni forças pra voltar ao trabalho. E ao olhar no espelho, não senti que minha "mulher exterior" estava lá esta maravilha. E é justamente por isso que preciso da ação do Espírito, me 'corroborando'. "Corroborar" é atestar a verdade, provar como verdadeiro.

Eu não sei você, mas boa parte do que busco tem raiz na aprovação: facebook e instagram, melhores oportunidades de trabalho, ser uma boa esposa e boa filha, escrever um blog. E embora isto seja pecaminoso, acredito que minha sede por aprovação não está errada. Ela só está no lugar errado.

Esta pessoa interior a quem Paulo se refere sou eu, a pessoa que está aqui quando tudo o mais não está. Aparência, posses e possibilidades, relações, tudo é externo. E a Palavra diz que o que o Espírito corrobora, na verdade, é a nossa essência.

Será difícil sentir a plenitude desta aprovação real - a única de que precisamos de fato - se não soubermos delinear direito o que é externo e o que é interno. Sei que à primeira vista esta divisão soa bem simples, mas com uma olhada mais sincera podemos notar que tudo não está tão claro assim... O que de nossa existência está fixa em opiniões de outros, em coisas que possuímos, em lugares que ocupamos? O que, disso tudo, pode ser realmente aceito como minha essência?

Quando esta pergunta parece convidar a um processo cansativo e enorme, o texto continua, com o desenrolar deste processo:

Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,
Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade,
E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. (Ef 3:17-19)


Ao nos permitirmos entender o que é essência e deixar o Senhor aprová-la, nós 
1)teremos Cristo habitando em nós pela fé;
2)estaremos arraigados e fundados em amor (firmes!);
3)poderemos compreender e conhecer o Amor de Cristo;
4)e seremos cheios da plenitude de Deus.

ORAÇÃO
"Senhor, obrigada por me explicar que a plenitude é um processo que começa e termina em Ti. Obrigada porque ao me aproximar do Senhor tudo vai ficando mais delineado e compreensível pra mim. Me dê coragem de me afastar do que não é a minha essência, e fé pra submeter o que sou totalmente ao Senhor. Quero conhecer o Senhor, Seu Amor, me sentir plena, amada e reconhecida. Por favor, dê-me a coragem para iniciar este processo de compreender quem sou de verdade e render tudo ao Senhor. Em nome de Jesus, Amém."

Comentários

Postagens mais visitadas