E As Demais Coisas?

"Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. "  (Mateus 6:33)

Hoje em Campinas faz um dia chuvoso. E uma viagem de trabalho que faria hoje foi remarcada pra amanhã cedinho. Resultado? Um dia de fazer um bocado de coisas e de não fazer nada. E por que?

(Sim, estou um tanto perguntadeira hoje.)

Geralmente procuro manter meu dia organizado. Cores no google calendar e uma agenda de mão. Gosto muito da sensação de vencer os pequenos desafios: ajeitar a casa. Dar ainda uma outra aula. Fazer exercício. Estudar o que preciso. Escrever no blog. Andar com os cachorros.

Porém isso às vezes não acontece, e tenho um dia inteiro branco e cheio de lacunas pra preencher. Sei que pra muitas de nós, um dia branco é mesmo um trecho de música e não uma realidade, mas gosto de pensar a longo prazo, numa perspectiva maior: e daqui pra frente? O que faremos com nossos dias, esses que a gente não sabe o que está planejado pelo Senhor?

Sempre tive uma curiosidade muito grande em saber quais seriam as tais 'demais coisas'. O que elas realamente significam. Será que eu tenho que, mesmo buscando a Deus, resolver coisas por mim mesma? Como isto se dá na prática?

Mas hoje, voltando do mercado e enquanto eu orava em pensamento, duas maritacas atravessaram meu caminho, cantando alto e quase esbarrando no meu gaurda-chuva. E eu sorri, porque me parecia muito propício que dois passarinhos passassem por mim enquanto eu pedia a Deus por trabalho e provisão:

"Olhem os passarinhos, que não se preocupam com o alimento, não precisam de semear, nem de colher, ou de armazenar comida, pois o vosso Pai celestial é quem os sustenta. E para ele vocês têm muito mais valor do que os passarinhos. As vossas preocupações poderão porventura acrescentar um só momento ao tempo da vossa vida?" (Mt 6:26-34)

Então um pensamento me acometeu: ao invés de tentar descobrir quais são as demais coisas, porque não procuro aprender o que é "buscar o Reino de Deus e a Sua justiça"? Jesus falou disto como uma ação, e as tais coisas serem acrescentadas como consequência. Ora, sabemos que nas consequências não podemos mandar, mas podemos alterar nossas escolhas. 

Ainda não sei, de modo profundo, o que é buscar o Reino de Deus e a Sua justiça, mas quero aprender. Quero fazer isto no dia de hoje, porque as outras coisas - como o dia de amanhã, por exemplo - Deus há cuidar.

ORAÇÃO
"Senhor, obrigada por colocar as coisas em perspectiva pra mim. Me ajuda a buscar o Senhor, e não passar o tempo que tenho tentando encontrar e alcançar o que eu entendo ser importante. Reconheço que a minha percepção é falha e constantemente me deixa cansada, irritada e insatisfeita. Portanto, peço Sua ajuda e direção. Leva os meus olhos, vontades e mente para onde o Teu Reino e Tua justiça estão. Me ensina de modo claro e prático como devo fazer isto no dia de hoje. E fique comigo, porque sem o Senhor eu certamente não consigo. Em nome de Jesus. Amém."


Comentários

Postagens mais visitadas